Alcácer do Sal recebe encontro que vai discutir métodos de comunicação e informação entre a autarquia e a população

06 junho 2022

A Revista “Poder Local”, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove, no próximo dia 21 de junho de 2022 (terça-feira), no edifício da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer (Calceteira), o encontro "Informação, Comunicação e Participação das Populações - Meios, Formas e Conteúdos". Esta iniciativa tem como objetivo debater inúmeros temas que rodeiam, sobretudo, a relação comunicacional entre a população e a autarquia.

De entre os possíveis temas a ser discutidos no encontro estão:

📌Comunicação como fator de conhecimento para a resolução dos problemas. Adequação da comunicação aos objetivos e à atualidade das ações.

📌Informação, comunicação, ligação às populações, proximidade na resolução de problemas, direção política dos eleitos.

📌Comunicação interna, ouvir e mobilizar os trabalhadores para a resolução dos problemas.

📌Ouvir as populações e mobilizá-las para o debate e a procura de soluções.

📌Presença e intervenção dos eleitos. A importância do atendimento às populações. A gestão de proximidade: as visitas de eleitos, técnicos e trabalhadores das autarquias; as reuniões descentralizadas dos órgãos autárquicos.

📌Projeto global de comunicação - do papel ao digital, às redes sociais e aos placards exteriores. Não recorrer a uma forma única, ou apostar em meios únicos de comunicação.

📌Projetos específicos em papel - do jornal ou boletim à folha informativa correspondente a pequeno acontecimento, sector ou grupo.

📌Projetos específicos em digital.

📌Projetos de intervenção nas redes sociais.

📌Gabinetes de comunicação ou estruturas similares.

📌Relação com meios de comunicação nacionais, regionais e locais.

📌“Comunicação de crise”, comunicação em situações excecionais.

📌Comunicação específica por públicos com interesses diversos: cultura, desporto, jovens, população sénior.

📌Ligação ao movimento associativo popular e a instituições do setor social.

📌Comunicação para residentes e comunicação para população sazonal (em casos onde tais situações se colocam).

📌O “papel” da informação de obrigação legal: garantir acessibilidade, simplificação e atualização.

📌A qualidade da comunicação. O “papel” e a qualidade da imagem. “Massificação” e “aligeiramento” na comunicação.

📌Comunicação ao nível do município, comunicação ao nível da freguesia.

📌A comunicação na ótica das expectativas das populações organizadas.

Este evento decorre das 10h30 às 17h30 e é aberto à participação de técnicos e trabalhadores de municípios e freguesias. As inscrições decorrem até ao dia 17 de junho (sexta-feira). As comunicações apresentadas darão origem a um “Caderno Poder Local”.