Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal “veste-se” de azul à noite

Pelo autismo e contra os maus-tratos na infância

01 abril 2020

Azul é a cor que a iluminação noturna da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal vai apresentar ao longo deste mês de abril.

Na noite de 2 de abril, o antigo solar dos Salemas estará iluminado de azul para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo 2020, sensibilizando a população e chamando a sua atenção para o assunto. Este desafio mundial, conhecido por “Acendam a Luz Azul” (“Light it up Blue”), foi lançado pela Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Setúbal e pela Federação Portuguesa de Autismo na sequência do movimento desencadeado pela Autism Speaks e dinamizado em Portugal pela Associação Vencer o Autismo.

As luzes azuis vão manter-se ligadas até ao final do mês para assinalar igualmente “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (que apoia as CPCJ’s) e que, este ano, tem como lema “Serei o que me deres… que seja amor”. Recorde-se que, em 1989, uma mulher norte-americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos, gesto destinado a “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem, que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, com o objetivo de agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção.