Câmara de Alcácer do Sal apoia população urbana com transporte social

29 abril 2019

De modo a dar resposta às situações urbanas de munícipes com dificuldades de mobilidade, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal assegura duas rotas semanais de transporte social.

Este serviço, destinado a residentes nas áreas limítrofes e interiores da cidade em situação de comprovada vulnerabilidade, realiza-se à segunda e à terça-feira e garante que os munícipes consigam deslocar-se e ter acesso a encargos essenciais, tais como supermercados, serviços públicos e Centro de Saúde.

Maria José mora num bairro periférico de Alcácer do Sal. Já passou da casa dos 70 anos e, como não era hábito as senhoras tirarem a carta de condução na sua época, não está habilitada a conduzir. Era o marido quem a levava aonde precisava, mas a doença deste fez com que ficasse impedido de conduzir e, agora, depende de boleias de familiares e vizinhos. Tornou-se usuária regular desta solução social disponibilizada pelo Município.

Maria José é apenas um exemplo dos vários utilizadores que recorrem a este transporte efetuado no circuito urbano e que, por ano, percorre cerca de 1.560km. À segunda-feira, a viatura parte da Barrosinha às 8h30, passando depois pela Foz, Associação de Regantes, Bairro do Laranjal, Bairro Rio de Clérigos, Rodoviária, Centro de Saúde, Estádio Municipal, Cemitério e Avenida dos Aviadores. Às 11h30 o percurso é feito no sentido inverso. Já na terça-feira, o transporte parte às 8h30 do Bairro do Olival Queimado rumo ao Bairro das Majapôas, Estádio Municipal, Ameira, Escola Secundária, Auditório Municipal, Cemitério, Avenida dos Aviadores e Rodoviária. O sentido inverso cumpre-se por volta das 11h30.