Câmara lança concurso público para requalificação do Museu Pedro Nunes

28 julho 2016

O Museu Municipal Pedro Nunes, instalado no edifício centenário da Igreja do Espírito Santo, vai ser alvo de um investimento de requalificação de 800 mil euros, que inclui um novo projeto museológico. 

A abertura/ lançamento do procedimento por concurso público para a execução por empreitada da requalificação do museu foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 28 de julho, onde foi também aprovada a nomeação do júri do procedimento. A intervenção prevê o acondicionamento das estruturas arqueológicas, trabalhos para a conservação e manutenção do edifício, a reposição do pavimento original em tijoleira de barro e a introdução de espaços e infraestruturas para o funcionamento do museu.

O lançamento do concurso público para esta empreitada representa para o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, o cumprimento de “um antigo objetivo” do município, além de acrescentar “mais oferta turística, histórica, património e conhecimento ao concelho”. Após a requalificação do edifício, a conclusão das componentes museográfica e museológica deverá completar o projeto, prevendo o autarca que o investimento total no Museu Pedro Nunes atinja “cerca de 800 mil euros”, uma obra comparticipada com fundos comunitários.