Câmara Municipal apoia deslocações ao Banco Alimentar

06 fevereiro 2018

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, ciente da importância de apoiar os mais necessitados no concelho, disponibiliza mensalmente uma carrinha, que se desloca às instalações do Banco Alimentar em Vila Nova de Santo André para recolher bens alimentares a serem entregues a três instituições do concelho.

Embora esta prática esteja em vigor há algum tempo, aumentou-se agora a periodicidade com que se concretiza, passando a ter lugar à segunda quarta-feira de cada mês. AURPICAS – Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alcácer do Sal, Centro Social de Santa Susana e Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado são as entidades a quem os bens alimentares se destinam.

Recorde-se que o Banco Alimentar Contra a Fome assenta no aproveitamento dos excedentes agroalimentares, desperdícios não comercializáveis mas consumíveis, excedentes de refeitórios, cadeias de restauração e alimentos não confecionados, e também dádivas do público, através de coletas. Estando ao serviço de outras associações que lutam contra a fome, o Banco Alimentar não distribui diretamente alimentos às pessoas, fazendo-o através de outras associações, grupos e comunidades com as quais estabelece um acordo de abastecimento gratuito. As associações distribuem depois os alimentos, também a título gratuito, em refeições via "Cantinas Sociais", cabazes de produtos alimentares entregues às famílias ou através do próprio serviço de alimentação.