Câmara Municipal aprova orçamento para 2021 sem votos contra

26 novembro 2020

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou hoje (26 de novembro de 2020) em Reunião de Câmara as Grandes Opções do Plano - GOP e o Orçamento Municipal - OM para o ano de 2021, documento que recebeu aprovação sem votos contra e que agora vai ser submetido para aprovação da Assembleia Municipal.

Este orçamento aponta para intervenções relevantes como são a remodelação da Escola do Telheiros, a finalização do Parque Urbano de Alcácer do Sal, a remodelação das infraestruturas de Foros de Albergaria, o edifício dos Paços do Concelho, a construção de raíz do Espaço Lúdico do Arêz, a reconversão da Piscina Coberta de Alcácer do Sal, a reparação de estradas municipais e a criação de transportes urbanos na cidade de Alcácer do Sal. O Orçamento aposta em empreendimentos de futuro como a remodelação da Avenida dos Aviadores e a construção dos passadiços dos castelos. Salienta-se a contínua aposta por parte da Câmara Municipal no apoio às IPSS, à educação, aos agrupamentos escolares, às famílias, particularmente às mais carenciadas, ao movimento associativo (de cariz cultural, recreativo, social e desportivo), na criação de emprego e investimento económico e na dinamização da cultura para todos. Na rubrica das despesas correntes, há a destacar também a inclusão, nos documentos previsionais, do subsídio de penosidade e risco e da Opção Gestionária, que permite valorizar os recursos humanos da autarquia e motivar os funcionários para o trabalho que, ao longo deste ano, tem sido bem mais difícil que o habitual.

A enorme incerteza associada à pandemia da COVID-19 que assola o mundo criará um enorme agravamento social e económico do país que terá maior expressão ao longo de 2021. Os grandes projetos do GOP para 2021, o último deste mandato autárquico, servirão como catalisador para o desenvolvimento do nosso concelho e como um instrumento que permitirá equilibrar assimetrias condicionadas e acentuadas pela pandemia.