Câmara Municipal entregou a Medalha de Ouro de Mérito Municipal à Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal

06 junho 2016

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal atribuiu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal à Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo pelo seu centésimo aniversário.

A entrega da mais alta distinção do Município de Alcácer realizou-se na passada sexta-feira, dia 3 de junho, na Pousada D. Afonso II com a presença de vários dirigentes da entidade bancária, nomeadamente Luís Santa Marta, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo; Carlos Bicha da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo; Manuel Soares, Presidente da Assembleia-Geral da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola; Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Central de Crédito Agrícola e do Grupo Crédito Agrícola. Na cerimónia estiveram também Carlos Courelas, Presidente do Conselho-Geral e de Supervisão da Caixa Central de Crédito Agrícola; João Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, o anfitrião da cerimónia.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal entregou a Medalha de Ouro de Mérito a Carlos Bicha da Silva, reforçando a importância da instituição bancária como “um motor de desenvolvimento local através da relação de proximidade com os clientes, contribuindo para dar resposta às suas ambições e projetos financeiros tendo, ainda durante estes 100 anos de existência, contribuído de forma determinante para o engrandecimento do concelho de Alcácer do Sal”. A autarquia lembra ainda que a Caixa de Crédito Agrícola apoia os “agricultores, criadores de gado e festividades promovidas por associações locais, contribuindo para o desenvolvimento das atividades, criação de postos de trabalho e dinamização da economia; apoia atividades desportivas, culturais, feiras, instituições sem fins lucrativos, entre outros, tendo sido parceira do Município na realização da PIMEL, através das ofertas dos concursos promovidos nesse âmbito”.

A assistir à cerimónia estiveram cerca de uma centena de pessoas, associadas à entidade bancária, ao setor agrícola e industrial. Os vereadores Manuel Vítor de Jesus, Ana Soares e Nuno Pestana assistiram igualmente à cerimónia, assim como o Presidente da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal, António Balona que, na qualidade de Presidente da Associação dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, recebeu um apoio financeiro para os Bombeiros de Alcácer atribuídos pela Caixa de Crédito Agrícola, que teve o mesmo gesto para com os Bombeiros de Montemor. Na cerimónia marcaram também presença os Presidentes da União das Freguesias de Alcácer do Sal, Comporta, São Martinho e Torrão.

No final da cerimónia realizou-se um momento musical com a participação dos artistas alcacerenses Maria Mirra e Hugo Morais e de um Grupo Coral de Montemor-o-Novo.

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal foi fundada a 3 de junho de 1916, e viu aprovados os seus estatutos por alvará publicado nos Paços do Governo da República pelo então Presidente da República Portuguesa, Dr. Bernardino Machado.

» Veja as fotografias desta cerimónia aqui.