Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer inaugurado a 14 de setembro

Uma escola para todos com qualidade

15 setembro 2016

Alcácer do Sal e o país contam desde ontem (14 de setembro) com um novo Centro de Educação Pré-Escolar com capacidade para 200 crianças, num investimento de mais de 900 mil euros.

A remodelação e ampliação de uma antiga escola do primeiro ciclo e ensino pré-escolar, localizada no bairro do Morgadinho, permitiu criar o novo centro educativo, que conta com oito salas, o dobro do que tinha antes. Cada sala tem cerca de 49 metros quadrados e cada conjunto de duas salas conta com um espaço de expressão plástica, vestiário e casas de banho, três delas com chuveiro. A nova escola conta ainda com um novo edifício, que alberga o refeitório e a cozinha, ginásio, uma sala polivalente, uma biblioteca, uma sala de informática e ainda uma sala de professores. Ao ar livre, o novo estabelecimento escolar conta com alpendres, espaços ajardinados, uma caixa de areia e uma zona de pavimento sintético com vários elementos didáticos que vai ficar acessível a todas as crianças, após uma intervenção. A obra de requalificação incluiu ainda uma intervenção na cobertura e a ampliação e requalificação de espaços exteriores. As crianças dos três aos cinco anos passam agora a ter um estabelecimento dedicado.

O novo centro pré-escolar de Alcácer do Sal, que representou um investimento total de 906 mil euros, com comparticipação em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), vai receber este ano 113 alunos do concelho, divididos em cinco turmas, que contam com o apoio de cinco educadoras, cinco assistentes operacionais e duas assistentes técnicas.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, referiu após o descerramento da placa que marca a data da inauguração que, "hoje em dia, ganhar uma escola nova em Portugal é quase um milagre” e anunciou que “a par desta escola, a Câmara Municipal está já a trabalhar no projeto de remodelação completa da Escola Básica do Primeiro Ciclo dos Telheiros, uma obra que vai custar mais de um milhão de euros, estando ainda prevista a requalificação da Oficina da Criança".

Na inauguração, que contou com a presença de pais, família e das crianças, esteve Teresa Carvalho, a Presidente do Agrupamento de escolas de Alcácer do Sal, que realçou a importância da nova escola afirmando mesmo que, “se durante anos se pensava que a passagem pelo pré-escolar era uma possibilidade apenas acessível a uma certa classe média informada, hoje assume-se que o direito a uma educação pré-escolar é para todas as crianças”. O Presidente da CCDR Alentejo e da Autoridade de Gestão do Inalentejo e Alentejo 2020, Roberto Grilo, elogiou o trabalho feito pelo Executivo para que o Centro de Educação Pré-Escolar fosse uma realidade, felicitando o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, pelo “particular envolvimento na ação determinante do município a que preside neste processo”. “Não é um milagre. Foi a sua resiliência, a sua capacidade de acreditar em nome deste povo e deste concelho”, disse Roberto Grilo.