CMAS assegurou transporte escolar a centenas de alunos

11 julho 2018


“A escola é um elemento fundamental na vida das crianças e dos jovens e jamais algum deles, no concelho de Alcácer do Sal, será privado do devido acesso à educação por residir longe dos estabelecimentos de ensino”. Esta é a garantia deixada por Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal que, findo o ano letivo de 2017/ 2018, estima que a autarquia tenha despendido ao longo do mesmo cerca de 303.907,76 euros para assegurar os transportes escolares a centenas de crianças e jovens do município.

No cumprimento do Decreto-Lei n.º 299/84 de 5 de setembro, mas também ciente da importância do transporte escolar no apoio social e considerando as características do território, a Câmara Municipal de Alcácer concede transporte a todos os  alunos, do 1.º ciclo do ensino básico ao secundário, que frequentam estabelecimentos de ensino do concelho e que se encontram a mais de três quilómetros do local onde estes se situam.

Todos os veículos da autarquia destacados para colmatar esta necessidade estão devidamente equipados com cintos de segurança, caixa de primeiros socorros, cadeiras, dísticos e certificado da D.G.V. de inspeção extraordinária. Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar residentes nas localidades cujos Núcleos de Educação Pré-escolar Itinerante foram encerrados são transportados acompanhados por uma auxiliar de educação, estando também os motoristas habilitados com certificado emitido pela DGTT ao transporte coletivo de crianças.

Além dos seus próprios veículos, o Município assegura o transporte escolar com recurso aos transportes públicos, como os autocarros da Rodoviária do Alentejo (através do carregamento de passes) e táxis (adjudicação de serviços). Atendendo ao número de crianças a transportar e à dimensão geográfica do concelho, a autarquia tem ainda um acordo de cooperação com a Junta de Freguesia de Torrão e a Câmara Municipal de Grândola.