“Comércio Local, a Estrela deste Natal”

26 novembro 2020

“Comércio Local, a Estrela deste Natal” é o mote da campanha promovida pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelos e Santiago) e Santa Susana, que decorre de 28 de novembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021.

Numa quadra marcada pelo contexto pandémico, esta iniciativa apela a que munícipes e visitantes façam as suas compras de Natal no comércio local, um importante apoio ao comércio tradicional numa fase particularmente complicada.

A campanha dinamiza a cidade através de um programa de animação de rua que arranca no dia 28 de novembro, às 10h, com a chegada do Pai Natal em charrete ao Largo dos Açougues e que percorrerá depois a baixa de Alcácer. Ainda nesse sábado, assim como nos dias 29 de novembro, 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de dezembro haverá animação circense, musical e teatral das ruas da cidade, além de um Pai Natal e uma Mãe Natal percorrerem, em dezembro, as principais artérias comerciais da baixa para distribuir lembranças aos mais novos. As crianças poderão usufruir ainda diariamente de um carrossel infantil, das 10h às 13h e das 15h às 19h (nos dias 24 e 31 de dezembro funciona apenas até às 13h), no Largo Luís de Camões.

A própria cidade está mais bela e engalanada com milhares de luzes para celebrar a quadra festiva. Este ano, há ainda mais iluminação e a decoração natalícia chega aos bairros periféricos de Alcácer. Este espetáculo de luzes pode ser admirado a bordo do galeão Pinto Luísa, no rio Sado, num conjunto de passeios promovidos pela Câmara Municipal, ao som de música típica da época e enquanto os participantes bebem uma bebida quente e se deliciam com um doce. Estes passeios realizam-se entre 2 e 22 de dezembro, são pagos e carecem de inscrição prévia.

A tradição dos concertos de Natal cumpre-se a 11 de dezembro, com o “Recital de Natal: Poesia e Fado”, com Vítor de Sousa e João Baptista da Silva, às 20h30, no Teatro Vicente Rodrigues (sede da Sociedade 1º de Janeiro Torranense) e a 18 de dezembro, igualmente às 20h30, na Igreja de Santiago (Alcácer do Sal), com a banda portuguesa “Passione”.

Por fim, e para celebrar o Natal e o Ano Novo, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal proporcionará sessões de cinema gratuitas no Auditório Municipal da cidade, às 15h e às 17h30. No dia 25 de dezembro será exibido o filme “Um Príncipe em Apuros”, dobrado em português.

Por fim, e para celebrar o Natal e o Ano Novo, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal proporcionará sessões de cinema gratuitas no Auditório Municipal da cidade. No dia 25 de dezembro, às 15h e às 17h30, será exibido o filme “Um Príncipe em Apuros”, dobrado em português, enquanto no dia 1 de janeiro, pelas 11h00, passará o filme “Trolls: Tour Mundial”, também ele dobrado em português.