Crianças de Alcácer do Sal refletem se o Lobo Mau merece presente de natal

12ª Oficina dos Sonhos

08 novembro 2017


Será que o lobo mau merece um presente de natal? Esta é a pergunta à qual 645 crianças do concelho de Alcácer do Sal vão responder no âmbito da Oficina dos Sonhos, que se realiza de 13 de novembro a 7 de dezembro, no Santuário do Senhor dos Mártires, na cidade.

Baseada no conto “Feliz Natal Lobo Mau”, de Clara Cunha, a animação de natal é promovida pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, através da Oficina da Criança e da Biblioteca Municipal, e cofinanciada pelo programa Alentejo2020. A iniciativa vai realizar-se de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h30 (mediante marcação prévia) e tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho, dos estabelecimentos públicos e privados.

Na dramatização desta história, repleta de personagens conhecidas da pequenada (desde os Três Porquinhos à Velha da Cabaça, com as suas personalidades muito características), o Lobo Mau procura o Capuchinho Vermelho na noite de natal, mas, ao invés dela, depara-se com o Pai Natal. As crianças tomam então parte ativa na narrativa e são convidadas a participar na mesma e a decidir se o Lobo Mau merece um presente de natal. Reflete-se sobre o comportamento deste, o que fez de errado no conto do Capuchinho Vermelho e o que poderia mudar para agir de forma correta. Inerente está também uma introspeção, com o comportamento do Lobo a refletir algumas das atitudes do dia a dia, num convite aberto à aprendizagem sobre como ser uma pessoa melhor e viver positivamente em sociedade.

À semelhança das edições anteriores, realiza-se depois um ateliê, que este ano passa pela reciclagem de CD’s antigos, que vão ser transformados em bolas para árvores de natal, adornadas com tecidos e botões, que as crianças podem levar para casa.

Com doze edições consecutivas, a Oficina dos Sonhos apela à magia do natal como forma de transmissão de valores aos mais novos, uma via pedagógica divertida e enquadrada com a época festiva.