Crianças do concelho de Alcácer do Sal tentam salvar o Pai Natal

11ª edição da Oficina dos Sonhos

28 outubro 2016

O conto “O Rapto do Pai Natal”, de L. Frank Baum, é o ponto de partida da 11ª edição da Oficina dos Sonhos, a animação de natal levada a cabo pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal através da Oficina da Criança e da Biblioteca Municipal.

A ter lugar na Santa Casa da Misericórdia de Alcácer de 14 de novembro a 7 de dezembro, entre as 9h30 e as 12h30 (mediante marcação prévia junto da Biblioteca), a iniciativa vai contar com a participação de cerca de 650 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho.

A proposta da 11ª Oficina dos Sonhos consiste na dramatização do conto “O Rapto do Pai Natal”, publicado pelo norte-americano L. Frank Baum, autor da conhecida aventura da literatura infanto-juvenil “O Feiticeiro de Oz”. As crianças vão ser transportadas para o ambiente da história e tornar-se atores ativos, que interagem e participam na encenação, na qual vão aprender uma valiosa lição sobre valores morais que, muitas vezes, se confrontam com os “monstros da montanha”: o egoísmo, a inveja, o ódio, a maldade e o arrependimento. São estes monstros que vão raptar o Pai Natal para impedi-lo de distribuir os presentes e os mais novos vão tentar salvá-lo. No final da dramatização realiza-se um ateliê de expressão plástica, no qual as crianças criarão o seu próprio monstrinho para levar para casa.

A Oficina dos Sonhos realiza-se há uma década e tem conquistado crianças, professores e educadores que, anualmente, embarcam nesta aventura de espírito natalício.