Feira Nova de Outubro realiza-se na margem sul de Alcácer do Sal

Parque de Feiras de Alcácer do Sal em remodelação

16 julho 2019


A emblemática Feira Nova de Outubro vai realizar-se na margem sul da cidade de Alcácer do Sal este ano e também no próximo.

A ter lugar nos dias 4, 5 e 6 de outubro, o certame transita temporariamente para esta localização em virtude da realização das obras de reconversão urbanística do parque de feiras, que arrancam este mês de julho e se prolongam por dois anos, representando um investimento global de 4,5 milhões de euros, comparticipados por financiamentos comunitários.

A Feira Nova de Outubro vai ficar instalada entre a ponte metálica e a ponte pedonal, ocupando toda a margem sul da cidade com expositores institucionais, ofertas variadas de feirantes (incluindo os tão ansiados primeiros frutos secos da época), divertimentos para crianças e adultos, uma tenda com palco de concertos e tasquinhas e ainda roulottes de comes e bebes.

A Feira Nova de Outubro  teve origem numa Provisão datada de 13 de março de 1782 (reinado de D. Maria I). Enviada à Câmara Municipal de Alcácer do Sal, determinava a Provisão que no primeiro domingo de outubro de cada ano haveria uma feira franca por três dias. Assim tem sido desde então, com o certame promovido pela autarquia a ser hoje reconhecido como uma das marcas identitárias do município.