FESTIVAL ANDANÇAS 2022 VAI PASSAR POR ALCÁCER DO SAL

06 julho 2022

No próximo dia 14 de agosto de 2022, o aclamado Festival Andanças vai passar pela cidade de Alcácer do Sal. O Município cedeu a um pedido da organização permitindo que aqui pernoitem, no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcácer do Sal, na noite de 14 para 15 de agosto, cerca de meia centena de ciclistas participantes do referido festival.

A realizar no Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz, entre os próximos dias 1 e 21 de agosto, o Andanças é um festival que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. O Andanças reaviva hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos. No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de dança diferentes, desde as danças portuguesas, africanas, danças ao estilo americano, às diversas danças europeias: húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, do Poitou, italianas, galegas, catalãs, mediterrânicas, entre outras.

Para além de alimentar a curiosidade pela diversidade, o Andanças procura ainda lembrar que a música popular (também) é sinónimo de identidade e muitas vezes da sua sobrevivência. Desde 1996 que o Andanças reúne anualmente pessoas de todo o mundo, num espírito de partilha, encontro e práticas sustentáveis, constituindo uma alternativa aos outros festivais de Verão. É um espaço onde se dança, se faz música, se experimenta, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um mundo melhor.