Galeão Amendoeira está de regresso "a casa"

20 fevereiro 2019

Foi com emoção que ao fim da tarde de ontem (19 de fevereiro 2019) se assistiu em Alcácer do Sal ao regresso do galeão Amendoeira, de volta às nossas águas após prolongados trabalhos de recuperação. Este regresso efetiva-se muito antes da data esperada de retorno da embarcação, já que estava previsto que o Galeão voltasse a Alcácer apenas no mês de março.

Recorde-se que o Amendoeira recolheu, em outubro do ano passado, ao estaleiro Estanaval, em Sesimbra, para ser sujeito a uma intervenção de substituição e manutenção do cavername, tabuado e pintura geral, numa ação de manutenção cujo orçamento se cifrou nos 19.942,00 euros, valor integralmente suportado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

O galeão Amendoeira é um dos últimos que fizeram o transporte do Sal, no Sado, desde Alcácer do Sal até Setúbal, sendo propriedade do município de Alcácer desde 1997. Esta embarcação tem já uma longa história neste rio, uma vez que a sua construção data de 1925.