Jornadas Municipais da Educação têm lugar em Alcácer do Sal nos dias 23 e 24 de novembro

13 novembro 2018

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove, nos dias 23 e 24 de novembro de 2018, a primeira edição das Jornadas Municipais de Educação, que têm como tema “Educação e inclusão digital – um caminho para o sucesso". Inovar, construir e aprender são as metas a que se propõe o ciclo de workshops contemplados nestas Jornadas e que se destinam a todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar até ao secundário.

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, afirma que "o concelho de Alcácer do Sal pretende agarrar o futuro com as duas mãos, dotando das ferramentas necessárias toda a comunidade educativa, desde pessoal docente e não-docente aos pais, encarregados de educação e alunos", acrescentando que "a educação e inclusão digital é um caminho para o sucesso e em Alcácer do Sal aposta-se na construção da via virtual para o futuro, pelos nossos jovens, por um melhor amanhã".

O Fórum realiza-se no dia 24 de novembro, está subordinado ao tema central das Jornadas e tem como objetivo ser um espaço de partilha e de debate, no qual os intervenientes contribuirão para o desenvolvimento de instrumentos que, de forma articulada, fomentem a melhoria das aprendizagens e ajudem a compreender como pode o digital melhorar a educação e a inclusão dos alunos e das escolas. “Os desafios e oportunidades no digital - a caminho das aprendizagens” e “Boas práticas inovadoras em educação - digital, o futuro hoje” são os dois painéis desse mesmo Fórum, e contarão com os contributos de oradores de excelência, que partilharão os seus entendimentos e experiências neste percurso, de modo a preparar o caminho para as novas gerações.

De modo a proporcionar às crianças e jovens o contacto com novas ferramentas e conhecimentos baseados no digital, as Jornadas Municipais de Educação trazem a Alcácer do Sal vários espaços tecnológicos, nos quais ficarão a saber mais sobre as áreas da Programação, Robótica, Modelação e Impressão 3D, e Gaming e onde poderão pôr em prática os ensinamentos transmitidos e experimentar por si mesmos, fazendo acontecer em vez de apenas assistir. E porque os drones se tornaram figuras assíduas dos nossos céus, os alunos desde o 1º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário terão ainda a oportunidade de participar num concurso de mini-drones programados e controlados à distância.