Lançamento de livro - Ana Henriques Pato

Livro resultou de tese de mestrado da autora

19 fevereiro 2016

Ana Henriques Pato lançou hoje (19 de fevereiro 2016) o seu mais recente livro na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, obra que resultou da tese de mestrado da autora, licenciada em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Intitulado “Materialismo e idealismo na física do final do século XIX e início do século XX a partir de Materialismo e Empiriocriticismo de Lenine”, o livro aborda o tratamento de Lenine a um conjunto de aspetos da teoria do conhecimento patentes na sua obra “Materialismo e Empiriocriticismo”, que analisou o confronto entre as correntes materialistas e idealistas na ciência do seu tempo. O livro de Ana Henriques Pato procede a uma recensão do conteúdo desta obra, que expõe as principais posições da teoria do conhecimento materialista e dialética para melhor compreender a relação entre aquelas linhas filosóficas e a ciência de hoje.

Após a apresentação do livro, editado pela Nota de Rodapé, Ana Pato, disse esperar que esta obra represente um instrumento de trabalho para futuras investigações. Interrogada sobre a recetividade que obteve junto dos professores quando decidiu avançar para este tema como tese de mestrado, Ana Pato disse que foi de “cordialidade, surpresa e interesse”.

Ana Henriques Pato nasceu em 1983 e é natural de Lisboa. Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2007; frequentou o curso livre de Fundamentos de Mecânica Quântica, em 2010-2011, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; concluiu o Mestrado em História e Filosofia das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2012, com a dissertação que é hoje o seu mais recente livro. Em 2014 publicou na Revista de Humanidades de Valparaíso “O dualismo onda-corpúsculo e o valor da teoria científica em Bohr, a necessária consideração da dialética materialista”, contando ainda com diversas comunicações.