LIVRO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTADO NA ESCOLA SECUNDÁRIA COM OFERTA DE CÓPIAS AOS ALUNOS

19 abril 2022

O autor Manuel Collares Pereira levou hoje (19 de abril de 2022) a cabo a apresentação do livro “Jeremias e o Desenvolvimento Sustentável” na Escola Secundária de Alcácer do Sal, perante um grupo de cerca de 40 alunos dos 9º, 10º, 11º e 12º anos do Agrupamento de Escolas de Alcácer (AEAS) e do 9º ano do Torrão, entre os quais se encontravam também os delegados e subdelegados de todas as turmas destes anos de escolaridade. Após a apresentação da obra, seguiu-se uma pequena palestra ministrada pelo autor da obra, na qual foram abordados os temas das energias renováveis, do desenvolvimento sustentável, do efeito de estufa e do aquecimento global.

A assistir à apresentação da obra e à explicação estiveram o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença - que também interveio -, a vereadora Vera Letras, uma representante da direção do AEAS e um responsável da empresa Vanguard Properties, empresa que assumiu a oferta de um conjunto de mais de 200 cópias do livro aos alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho.


BIOGRAFIA DO AUTOR

Manuel Collares Pereira - Engenheiro eletrotécnico (IST – 1974) e Ph.D. em Física (Universidade de Chicago, 1979). Desde abril de 2019 está na situação de reformado. Anteriormente foi Professor em diversas instituições e Investigador na área das Energias Renováveis. Foi Presidente do Instituto Português de Energia Solar, Fundador do Centro para a Conservação de Energia e da Sociedade Portuguesa de Energia Solar. Recebeu vários prémios, com destaque para o Heating and Cooling Award for Lifetime Achievement, da Agência Internacional de Energia (IEA).

- Assessor Científico da Vanguard Properties

Conhecimentos e prémios:

- Premio ADENE, 2021, Educar

ADENE

dezembro de 2021

Prémio ADENE, Portuguese National Energy Agency , 2021, consagrado, na categoria EDUCAR (EDUCATION cathegory)

- PRÉMIO Aquecimento e Arrefecimento Solar .

Agência Internacional de Energia - IEA

2008

Agência Internacional de Energia (IEA) para Life Time Achievement na área de Energia Solar com relevância para Aquecimento e Refrigeração (Outubro de 2008)

- Invenção do Ano 2003

Presidente da República de Portugal (Dr. Jorge Sampaio)

2003

Inventor do SUN COOK, um fogão solar que ganhou a distinção de INVENÇÃO DO ANO atribuída pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio (2003)


SINOPSE DA OBRA

Jeremias, motorista de autocarro, trava conhecimento com o Professor Nuno, seu passageiro habitual. Cresce a amizade mútua, que vai estender-se à sobrinha Rita e ao seu namorado João. Vão conversando sobre as alterações climáticas, o ambiente e a energia. Pouco a pouco vão percebendo a importância das escolhas que todos têm de fazer para se poder caminhar rumo a um desenvolvimento sustentável. Temas muito complexos e atuais, e conceitos fundamentais da física, da energia e do clima, ficam a parecer simples e ao alcance de todos, através das explicações vivas e esclarecedoras do Professor, em diálogo com os seus interlocutores. A Rita e o João percebem que a escolha do curso universitário que estão em vias de fazer vai mesmo ser nos temas do clima (Rita) e energias renováveis (João). O próprio Jeremias aproveita a sua saúde mais fragilizada para antecipar a reforma e enveredar por uma ocupação em torno de uma atividade de reciclagem de comida, com um forte cariz social. Perspetivam com entusiasmo um futuro diferente, agora mais conscientes de que esse futuro, sustentável e de todos, está fortemente dependente do seu empenho e atitude.


«Obrigado ao autor por nos proporcionar este instrumento de navegação indispensável, que é como uma bússola em tempos de nevoeiro.»

in Prefácio de Jorge Sampaio