Mais de oito centenas de turistas visitaram Alcácer do Sal entre março e abril 2018

03 maio 2018


O concelho de Alcácer do Sal recebeu 835 turistas em visitas guiadas entre os meses de março e abril deste ano, o que representa um aumento de 146 por cento comparativamente a período homólogo de 2017, em que participaram 340 visitantes em circuitos turísticos acompanhados. Os números, que cresceram além da sua duplicação, reportam-se à concretização de 13 visitas guiadas a grupos compostos por 50 a 100 participantes.

“A promoção turística tem vindo a ser estruturada de forma diferente, com o intuito de trazer mais pessoas a Alcácer do Sal que fiquem a conhecer as nossas potencialidades e as transmitam através do melhor meio de difusão conhecido: o passa-palavra”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença.

Os circuitos acompanhados pelas técnicas do Setor de Turismo da autarquia realizaram-se um pouco por todo o concelho, com principal incidência nas visitas a monumentos, tais como a Igreja de Santiago, o Santuário do Senhor dos Mártires e a Cripta Arqueológica, passando ainda pelo cais palafítico da Carrasqueira, a aldeia da Comporta, aldeia de Santa Susana e vila do Torrão. No final das visitas, o principal feedback dos turistas tem sido o facto de Alcácer do Sal ser uma surpresa constante e que, embora o território esteja tão perto de Lisboa, não imaginavam que o concelho tivesse um património e história tão ricos. Outros fatores que revelaram como mais surpreendentes foram os produtos típicos que adquiririam como recordação para levar consigo, como mel, vinho, pinhão, azeite, doces regionais e arroz. No geral, estes visitantes mostraram-se surpreendidos por toda a vida terem parado em Alcácer do Sal a caminho de qualquer outro destino e nunca terem realmente conhecido esta terra, tão fértil em história e patrimónios edificado, cultural, religioso e gastronómico.

O mês de maio vai ser prolífero nestes circuitos turísticos acompanhados, estando, para já, agendadas nove visitas guiadas junto do Setor de Turismo da Câmara Municipal.