Município conseguiu mais de 10 milhões de euros de fundos comunitários

para financiar 13 milhões de euros em obras no concelho

09 março 2021


Empenhada na concretização de importantes obras e projetos de grande relevo para o concelho, com vista à sua modernização e desenvolvimento, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal conseguiu captar mais de 10 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, para financiar 13 milhões de euros em obras, num total de 22 candidaturas submetidas a este programa. Este é um valor substancial, que possibilita a concretização de intervenções essenciais para um melhor futuro para a população do concelho, empresas e visitantes.

Entre os projetos candidatados a comparticipação contam-se: o Plano de Mobilidade do Torrão (Fases 1 e 2), o Interface de Transportes na zona ribeirinha nascente de Alcácer, a reconversão urbanística da zona envolvente ao Interface de Transportes, a Reconversão urbanística da zona ribeirinha nascente - Parque Urbano, a requalificação do cais para atracação de embarcações na margem sul da cidade, o CANT - Centro de Atividades Náuticas do Torrão e a adaptação e criação de novas funcionalidades na piscina municipal coberta de Alcácer do Sal, assim como o espaço lúdico do Arêz, o parque lúdico intergeracional dos bairros de São João e Olival Queimado e a sala de snoezelen de Alcácer do Sal.

Nas intervenções relacionadas com a área da Educação figuram a requalificação da Escola Básica n.º1 de Alcácer (Telheiros), a reabilitação da Oficina da Criança e a requalificação das instalações do Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado, além de estarem contemplados planos inovadores de combate ao insucesso escolar.

Na Cultura e área Social, foram submetidas as candidaturas Programação Cultural em Rede - Alentejo Litoral!, Alcácer com Vida 2020 e o projeto CLDS 4G Alcácer do Sal.

Relativamente ao Património, as candidaturas apresentadas prendem-se com o Museu Municipal Pedro Nunes, a 2ª fase da iluminação cénica do património edificado de Alcácer, a conservação da muralha do Castelo de Alcácer do Sal e a recuperação do aqueduto de Santa Catarina de Sítimos.