Município de Alcácer do Sal garantiu atividades para crianças durante as férias do natal

06 janeiro 2020

O Município de Alcácer do Sal, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal e no âmbito das suas competências em matéria de educação, promoveu, durante a interrupção letiva do natal (entre os dias 18 dezembro 2019 e 3 de janeiro 2020), a implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família - AAAF e Componente de Apoio à Família - CAF, assegurando a escola a tempo inteiro a todas as crianças e alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. A iniciativa compreendeu atividades de desporto, expressão plástica, música, cinema, animação de leitura e visitas lúdicas, abrangendo os alunos do Centro Escolar da Comporta, do Centro Pré-Escolar de Alcácer do Sal, da Oficina da Criança e da Escola Básica Pedro Nunes.

As AAAF as CAF visam essencialmente dar resposta às necessidades das famílias ao nível da conciliação entre a vida pessoal e profissional e os horários dos estabelecimentos de educação, contribuindo assim para a socialização das crianças. Esta é uma resposta social do Município para as crianças e para as famílias, prevista nas disposições legais em vigor e que reforça a generalização do conceito de escola a tempo inteiro e engloba uma componente para a educação pré-escolar e outra para o 1º ciclo do ensino básico. No decorrer das atividades, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal assegurou também os transportes escolares e as refeições.