Município procura respostas sobre proliferação de moscas

28 agosto 2018

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, preocupada com o bem-estar de população e visitantes e com a saúde pública em geral, tem acompanhado de perto as inquietações que têm chegado a este órgão de poder local a dar conta de uma proliferação anormal e excessiva de moscas, principalmente na área localizada entre Montalvo e os Brejos da Carregueira. Com o intuito de perceber o que se passa e o que está a ser feito no sentido de se encontrar uma solução, a autarquia contactou a CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo que, via e-mail, respondeu que “na sequência das recorrentes denúncias relativas à praga de moscas verificada na zona da Comporta/ Alcácer do Sal durante o ano de 2017 foram efetuadas várias diligências pela Comissão de Coordenação a fim de se tentar detetar a origem e as causas dessa praga”. Neste âmbito “está programada a realização de um estudo pela Sociedade Portuguesa de Entomologia para monitorização de Musca Doméstica, com vista à identificação de potenciais fontes de «contaminação» e proposta de medidas de controlo”, estudo este que “tem o seu início previsto ainda para o presente ano”.

“Entretanto”, prossegue o e-mail, “começaram a dar entrada nestes serviços algumas denúncias por incomodidade provocadas pelas moscas, durante o passado mês de julho. Em deslocação ao local foi possível comprovar uma quantidade anormal de moscas, ainda que bastante inferior à ocorrida no ano passado. Foram igualmente efetuadas deslocações às explorações limítrofes, tendo-se confirmado que não existe nenhuma situação anómala que justifique os maus cheiros referidos nas denúncias”. “Tratando-se de um problema complexo e abrangente”, as denúncias recebidas pela CCDR foram igualmente remetidas para “as várias entidades envolvidas”.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai continuar a seguir este processo, contribuindo, dentro das suas competências, para que se apurem respostas e se determinem as ações a adotar o mais brevemente possível.