Município serviu mais de 50 mil refeições a alunos do pré-escolar e .º ciclo do concelho

05 julho 2018

O Município de Alcácer do Sal serviu, no ano letivo 2017/ 2018 nos refeitórios escolares da sua responsabilidade, cerca de 50.100 refeições a 486 alunos do 1º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar do concelho.

“Reconhecendo a importância do fornecimento de refeições equilibradas e racionais a todas as crianças e pretendendo contribuir para que a escola se torne um espaço privilegiado para a educação alimentar e para a promoção da saúde através da alimentação, o Município tem vindo a assumir um grande esforço financeiro para dotar das condições necessárias de funcionamento os refeitórios escolares do Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer, Escola Básica nº 1 de Alcácer e Escola Básica da Comporta, que têm gestão direta da autarquia e para a qual tal representa uma despesa anual estimada em 325 mil euros”, explica o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

Além de evitar deslocações das crianças a casa para o almoço, os refeitórios escolares são de grande importância inclusive a nível social, pois, e segundo o edil, “contribuem para uma maior justiça social, motivando alunos de menores recursos a frequentar a escola”, que aqui encontram refeições nutritivas ao seu dispor. Por estes motivos, o Município não limita o serviço de refeições ao calendário letivo definido pelo Ministério da Educação: este é alargado às A.A.A.F. - Atividades de Animação e Apoio à Família, no pré-escolar e às A.A.F. - Atividades de Apoio à Família, do 1º ciclo nas interrupções letivas do natal, carnaval, páscoa e, após encerramento da atividade letiva, até final do mês de julho.

A Câmara Municipal de Alcácer assegura a elaboração das ementas e a confeção das refeições através de uma equipa experiente e cumprindo todos os normativos legais, cujo trabalho foi reforçado com a implementação do HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) adjudicado a uma empresa externa.