Município vai investir em projeto-piloto de micromobilidade com aposta nas trotinetes elétricas partilhadas em Alcácer do Sal e Comporta

26 maio 2022

Em Reunião de Câmara levada a cabo na manhã de hoje (26 de maio de 2022) foi aprovada uma proposta que viabiliza a implementação de um projeto-piloto de utilização do sistema de trotinetes BOLT na cidade de Alcácer do Sal e na aldeia da Comporta que colocará em prática, nestes dois locais, um conjunto de trotinetes para utilização individual.

Ao analisar-se a mobilidade em algumas áreas do concelho, nomeadamente na cidade de Alcácer e na aldeia da Comporta, vê-se que existe um peso considerável de deslocações de curta distância em que os residentes e visitantes dependem apenas de cerca de 5 a 10 minutos nas suas deslocações diárias. Existe um potencial considerável para a transferência de viagens dos modos motorizados para os modos mais suaves, uma vez que as deslocações motorizadas com menos de 2 km de distância têm um peso significativo em várias zonas destas localidades.

Este tipo de solução corresponde a veículos conectados através da utilização de uma aplicação no smartphone que permite, não só a monitorização do seu funcionamento, mas também, através da conectividade dos mesmos com a infraestrutura, permite a sua monitorização em tempo real.

A implementação deste sistema permitirá dar uma importante resposta no planeamento da mobilidade em Alcácer e na Comporta, nomeadamente na combinação de modos, que além de serem um importante contributo para a conveniência do viajante, constituem um salto qualitativo na forma como nos movemos nestas localidades. Ao mesmo tempo, suprimem-se ou minimizam-se as desvantagens face ao transporte tradicional e defende-se a qualidade de vida dos cidadãos, com a disponibilização cada vez maior do espaço público para usufruto das pessoas.

Área de circulação trotinetes BOLT