Novo Hotel da Barrosinha de 4 estrelas foi inaugurado

14 novembro 2019

Depois de um investimento de cerca de 5 milhões de euros em requalificações e várias intervenções em antigos espaços industriais e agrícolas, o Hotel da Barrosinha (de 4 estrelas) foi inaugurado, no dia 14 de novembro 2019. De entre as infraestruturas do complexo da Barrosinha que foram reabilitadas destacam-se as seis casas de antigos trabalhadores da herdade, cuja recuperação custou mais de 300 mil euros, e uma taberna antiga da aldeia que foi completamente recuperada, após um investimento de 100 mil euros. O investimento foi cofinanciado por fundos europeus no âmbito do Portugal 2020.

A convite da administração do hotel, marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, que na sua intervenção começou por agradecer o convite aos administradores e à ECS - Fundo de Gestão na pessoa do Dr. António Sousa, e felicitar todos os intervenientes na execução da obra sublinhando que, pessoalmente para ele, este foi um dia "muito feliz, mas também, e sobretudo, para o Município de Alcácer". Vítor Proença recordou que teve "a oportunidade de visitar as obras do espaço juntamente com os vereadores a tempo inteiro", e lembrou o "estado degradado no qual a Herdade da Barrosinha se encontrava", descrevendo a recuperação do edifício como um "renascer das cinzas", num ativo "que vale, hoje, dezenas de milhões de euros". Acrescentou o autarca que ficou "sinceramente surpreendido pela positiva devido ao cronograma de prazos que tinha que haver, e que houve, para que a obra se realizasse".

O edil prosseguiu, elogiando a "audácia e a coragem" de todos os envolvidos, valorizando o papel de todos na execução deste "grande projeto na Barrosinha, no concelho de Alcácer do Sal" e concluiu, afirmando que "a partir de agora, Portugal, o Alentejo e Alcácer passam a ter uma outra resposta de qualidade na oferta turística".

O novo Hotel, da Companhia Agrícola da Barrosinha, conta com 37 quartos (entre os quais, duas suites), e um restaurante assim como piscina. Além do turismo, a Herdade da Barrosinha oferece atividades agrícolas, florestais e cinegéticas, como a produção de vinho, gado bovino, arroz, cortiça, pinha e caça.