Novos achados na villa romana de Santa Catarina de Sítimos

15 novembro 2016

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal encontrou hoje (15 de novembro) uma das extremidades da piscina romana identificada em Santa Catarina de Sítimos, o que permite conhecer as suas reais dimensões (20 metros de comprimento x 8,30 metros de largura).

Devido à proximidade das obras de remodelação da rede de águas de Santa Catarina destas estruturas, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal efetuou uma sondagem no local onde vai passar uma das novas condutas, que colocou a descoberto uma das extremidades da natatio. “Esta piscina confirma a importância da eventual villa romana existente neste local”, referiu Rita Balona, arqueóloga do gabinete.

Identificada em 2007, a piscina romana apresenta-se, de acordo com o Gabinete de Arqueologia, em bom estado de conservação face a outros achados semelhantes encontrados em vários locais do país e da região.