PROJETAR ALCÁCER DO SAL NO SÉCULO XXI

VISÃO PARA JUSTIÇA SOCIOECONÓMICA PARA TODOS

27 abril 2021


O jovem alcacerense Rui Pereira encontra-se a desenvolver o projeto universitário "Projetar Alcácer do Sal no Século XXI: Visão para Justiça Socioeconómica para Todos" em parceria com a IISS (International Institute of Social Studies) de Haia e com a colaboração da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Neste âmbito, partilha-se o convite para que se junte a este projeto e contribua para o mesmo:

 

"Caros residentes de Alcácer do Sal,

Vimos deste modo convocar a vossa presença nos grupos de discussão presencial, assente nos temas trabalho, comunidade e justiça económica e social. Esta é uma oportunidade para serem ouvidos e fazerem-se ouvir numa iniciativa de partilha de ideias para, em conjunto, criarmos uma visão comum sobre a cidade de Alcácer do Sal, projetando-a no futuro.

Estas discussões fazem parte do projeto universitário "Projetar Alcácer do Sal no Século XXI: Visão para Justiça Socioeconómica para Todos" em parceria com a IISS (International Institute of Social Studies) de Haia.

 

- Porque está a ser convocado?

A razão é simples: porque a sua voz é importante para representar uma secção da população, para que essa visão comum sobre as ambições pessoais possa refletir o que a comunidade é, sobre o que pensa sobre si própria, e como projeta o futuro. 

 

- Porquê esta iniciativa?

A pandemia teve muitas consequências sociais e económicas que irão ter impacto no futuro da cidade. Por todas estas razões e mais algumas, este é o momento de discutir em conjunto, para que a distância entre quem decide e quem vive das consequências das decisões seja menor.

 

- Onde e quando?

Todas as manhãs ou tardes, entre 8 e 29 de maio, na Escola Eecundária de Alcácer do Sal. As discussões duram 3 horas, com um intervalo.

 

- Descrição dos grupos de discussão:

Grupo A - Mulheres com idade compreendida entre os 18 e 35 anos - Agendado para sábado, dia 8 de maio de 2021, às 9:00

Grupo B - Homens com idade compreendida entre os 18 e 35 anos - Agendado para sábado, dia 8 de maio de 2021, às 14:00

Grupo C - Mulheres com idade compreendida entre os 35 e 65 anos - Agendado para sábado, dia 15 de maio de 2021, às 9:00

Grupo D - Homens com idade compreendida entre os 35 e 65 anos - Agendado para sábado, dia 15 de maio de 2021, às 14:00

Grupo E - Mulheres e homens maiores de 65 anos - Agendado para sábado, dia 22 de maio de 2021, às 9:00

Grupo F - Mulheres e homens residentes sem nacionalidade portuguesa - Agendado para sábado, dia 22 de maio de 2021, às 14:00

Grupo G - Mulheres e homens residentes que pertençam a um agregado familiar com rendimentos anuais inferiores a €10.000 - Agendado para sábado, dia 29 de maio de 2021, às 9:00

Grupo H - Mulheres e homens residentes que pertençam a um agregado familiar com rendimentos anuais superiores a €32.000 - Agendado para sábado, dia 29 de maio de 2021, às 14:00

 

- Como funcionam e é seguro?

Todos os grupos de 6-12 pessoas irão discutir numa sala que salvaguarde as distâncias de segurança. Serão distribuídos gel sanitário e máscaras. 

O áudio das discussões será gravado e depois transcrito em português e inglês. A identidade das pessoas será salvaguarda para o estudo. Os dados que vão ceder são genéricos, apenas correspondendo a categorias como género, idade, condição social e económica. 

Iremos partilhar um documento para consentir a cedência desses dados genéricos para o âmbito do estudo e também o consentimento para que as discussões fiquem entre os grupos de discussão. 

 

Enviem e-mail para rui.43.pereira@gmail.com ou telefonem ou enviem mensagem para o 911 816 515, expondo o vosso interesse ou para esclarecimento de dúvidas.”