Projeto de conservação das Muralhas do Castelo de Alcácer do Sal avança

25 fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em conjunto com a Direção Regional de Cultura do Alentejo - DRCALEN, vai avançar com a recuperação das muralhas do Castelo de Alcácer. O projeto de conservação das muralhas e o protocolo de colaboração entre as duas entidades foram aprovados hoje (25 de fevereiro de 2021) em Reunião de Câmara, por unanimidade.

Este projeto tornou-se imperativo dados os problemas estruturais apresentados pelas muralhas do Castelo de Alcácer do Sal, que carecem de uma intervenção urgente de consolidação. A DRCALEN, entidade da tutela com competência na área do património, desenvolveu um projeto para recuperação das muralhas, tendo-o apresentado à Câmara Municipal. No âmbito das suas atribuições na área do património, o Município de Alcácer do Sal encontra-se empenhado em coadjuvar no processo de conservação do referido monumento nacional, dada a relevância do mesmo no contexto histórico-cultural do concelho.

Com a aprovação deste protocolo entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a DRCALEN, seguir-se-á a apresentação de uma candidatura por parte do Município de Alcácer, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral - CIMAL, a financiamento europeu destinado à execução do projeto.