Projetos de recuperação de escolas apresentados ao Conselho Municipal de Educação

Alcácer do Sal

26 julho 2019

O Conselho Municipal de Educação reuniu no dia 25 de julho de 2019, no salão nobre dos Paços do Concelho, uma sessão que foi presidida por Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e que contou com a presença da maioria dos seus membros.

A reunião contemplou a prestação de informações às várias entidades envolvidas nas questões da Educação no município, a apresentação do balanço do ano letivo 2018/2019, a organização do ano letivo 2019/2020 e ainda a apresentação de dois projetos de arquitetura de remodelação de espaços escolares: a Escola Básica nº.1 de Alcácer do Sal (Telheiros) e a Oficina da Criança. Ambas as empreitadas são comparticipadas por fundos da União Europeia, encontram-se adjudicadas e aguardam visto do Tribunal de Contas para avançarem.

Recorde-se que a obra de reabilitação da Escola Básica nº.1 (Telheiros), no valor de 1.292.305,66 euros, visa requalificar e modernizar este espaço educativo, assentando em novas exigências pedagógicas, de segurança e atualização dos sistemas elétricos e de aquecimento. Prevê-se ainda requalificar-se o espaço exterior e a zona de recreio infantil, bem como os acessos internos e ao exterior, além de se ampliar o refeitório (incluindo a criação de um edifício de apoio).

A recuperação do edifício da Oficina da Criança (474.668,00 euros) abarca: trabalhos de construção civil; substituição de caixilharias, vidraças, vãos interiores, revestimentos, loiças sanitárias, equipamentos de iluminação; melhoria das acessibilidades; substituição de cobertura; aplicação de teto falso radiante e equipamentos de apoio; demolição e construção de divisórias interiores; pinturas.