Protocolo cria Rede de Bibliotecas do concelho de Alcácer do Sal – RBSal

22 maio 2018

Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal, visando a compatibilização e a troca de informação bibliográfica, o fomento de uma política coordenada de aquisições e a dinamização do empréstimo inter-bibliotecas através de uma plataforma tecnológica é o principal objetivo do protocolo esta tarde (22 de maio 2018) assinado e que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal – RBSal.

A cerimónia teve lugar na Biblioteca Municipal da cidade e contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença, da vereadora Ana Soares, da presidente da Assembleia Municipal, presidente da Junta de Freguesia do Torrão, representante da União das Freguesias, diretores dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer e do Torrão, representantes da Rede de Bibliotecas Escolares e DGEstE e professores bibliotecários.

“Esta era uma antiga pretensão, que ainda não tinha sido cimentada, e revela um trabalho muito grande por detrás, pois envolve uma plataforma de consulta muito vasta”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença na sua intervenção, salientando que a RBSal permitirá “subscrever uma partilha de recursos, que proporcionará aos cidadãos a ampliação do acesso a novos títulos”. “Em Alcácer continuamos a investir na aquisição de livros, dentro das nossas possibilidades, e temos uma oferta considerável que, em conjunto com a das bibliotecas escolares, proporcionará uma oferta acrescida”, frisou.

À assinatura do protocolo de cooperação entre o Município, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal (representado pela diretora Maria Teresa de Noronha e Castro) e Agrupamento de Escolas de Torrão (na pessoa do diretor Rui Figueiredo) seguiu-se a apresentação do portal com o catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas, que estará disponível em breve para o público, em computadores e telemóveis.

A contadora de histórias Bru Junça foi então convidada a partilhar um pouco do seu trabalho, tendo evocado a escritora torranense Maria de Rosa Colaço e manifestado a sua vontade de dar a conhecer o trabalho da mesma num projeto que a RBSal tentará concretizar no próximo ano letivo, designado por “Terra de Marias Tontas”.

A cerimónia terminou com um beberete.

- Veja aqui o álbum de fotos do evento.

- Consulte aqui o catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal