TERCEIRO DIA DA PIMEL FOI NOVAMENTE EM CHEIO

26 junho 2022

Este sábado (dia 25 de junho de 2022) viu novamente encher o recinto do Parque Urbano de Alcácer, com a realização de mais um dia da 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal. A juntar-se às inúmeras atividades realizadas, o grande destaque vai para o concerto de Pedro Abrunhosa, no palco principal da feira.

No começo da tarde, o Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR efetuou uma demonstração de meio de deteção de produtos. Seguidamente, deu-se a entrega de prémios do tradicional Concurso de Doçaria da PIMEL, que teve lugar no pavilhão Gracieta Baião, seguindo-se a entrega de prémios do também mítico Concurso de Mel. No concurso de doçaria concorreram 12 doces nas três modalidades do concurso (livre, doces conventuais e doces com pinhão e/ou mel). Na modalidade de mel e/ou pinhão, em 3º lugar, ficaram uns macarrons de pinhão, da autoria de Tânia Flamino. Em segundo lugar, ficaram umas trouxas de pinhão de Rosília Elias e, em primeiro lugar, uma tarte de pinhão, da autoria de Solange Santos. Na modalidade de doces conventuais só se registou a presença de Solange Santos, com uma tarte de amêndoa. Na modalidade livre, em terceiro lugar, ficou uma Pavlova de pinhão de Leonor Silva; em segundo, uma torta de mel de Rosília Elias e em primeiro lugar, um bolo de mel de Solange Santos. O melhor doce da PIMEL 2022, num prémio entregue pela vereadora Ana Soares, é uma tarte de pinhão da autoria de Solange Santos. No Concurso de Mel, no qual participaram 29 méis, as classificações foram as seguintes: na modalidade de mel de rosmaninho, em terceiro lugar ficou Joaquim Gomes, em segundo Claudino Trejeiro e em primeiro Maria de Fátima Trejeira. Na modalidade de mel multifloral, na terceira posição ficou Maria de Fátima Trejeira, em segundo Marco Pereira e, em primeiro lugar, Bruno Martins. Na modalidade de mel do concelho, Joaquim Gomes ficou em terceiro lugar, Duarte Florêncio em segundo e, em primeiro lugar, Bruno Martins.

Seguiu-se a abertura de mais um dia do torneio de futebol Kid’s Cup, no espaço desportivo da feira. O picadeiro recebeu novamente batismos a cavalo com a Escola de Equitação “Entre Amigos - Atividades Equestres”, da Herdade de Montalvo. Ao entardecer, abriu o Espaço Infantil e, na entrada principal da feira, realizou-se uma atuação do Rancho Folclórico de Alcácer do Sal. Pelo recinto, entrou de seguida um grupo de músicos da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Pazôa), com animação de rua. O palco secundário da PIMEL acolheu depois a atuação do Grupo Coral Polifónico Almira de Alcácer do Sal e, pouco depois, houve Gala Equestre Doma & Emocion no picadeiro da feira, proporcionada pelo Picadeiro Carlos Ameixa e Centro Hípico Quinta das Mouras. O momento alto da noite deu-se no palco principal da feira, com o regresso de Pedro Abrunhosa à PIMEL, depois de ter marcado presença no certame em 2014. O músico portuense emocionou uma plateia repleta com a sua forte imagem e a apresentação do seu cancioneiro, conhecido da esmagadora maioria. A noite de sábado encerrou em grande, com as atuações de Shakra no palco secundário e do DJ Rui Remix, no palco principal da feira.

A PIMEL 2022 decorre durante os dias 23, 24, 25 e 26 de junho no novo Parque Urbano de Alcácer do Sal. O foco deste certame incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, havendo também lugar a exposições de gado e máquinas agrícolas, animação, Espaço Criança, tasquinhas, comboio turístico, wine bar, atividades equestres e à PIMEL Kid’s Cup.

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 - Programa Operacional Regional do Alentejo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame. O evento conta com a transmissão radiofónica por parte da TDS.