VÍTOR PROENÇA INTEGRA COMISSÃO DE HONRA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO GEN. VASCO GONÇALVES

27 novembro 2020

A Associação Conquistas da Revolução vai assinalar, ao longo do próximo ano de 2021, o centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves, militar e político português da segunda metade do século XX e figura crucial nos governos provisórios durante o Processo Revolucionário Em Curso - PREC. Foi apresentada pela entidade uma lista de personalidades que já manifestaram a sua aceitação para integrarem a Comissão de Honra das comemorações, na qual se inclui o nome do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

O General Vasco dos Santos Gonçalves (1921-2005) fez parte da Comissão que redigiu o programa do MFA. Ocupou o cargo de Primeiro-Ministro nos II, III, IV e V governos provisórios (17 de Julho de 1974 a 12 de Setembro de 1975), tendo promulgado e defendido algumas das medidas mais marcantes do período revolucionário: reforma agrária, salário mínimo, subsídio de desemprego, nacionalizações, entre outras.