Vítor Proença visitou instalações da Vasverde, em Vale Gordo

25 setembro 2020

A operar desde o início deste ano na Herdade de Vale Gordo, no concelho de Alcácer do Sal, e após 20 anos sediadas em Benfica do Ribatejo, as instalações da empresa de produção de relva Vasverde receberam hoje (25 de setembro 2020) a visita do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, acompanhado por um técnico de turismo do Município, tendo sido recebidos no local pela CEO da empresa, Eng.ª Ana Caldeira Cabral, e por outros dois engenheiros da Vasverde.

A Herdade de Vale Gordo, adjacente ao IC1, conta com uma área ideal para a produção de relva, com o clima adequado, terrenos virgens e boas acessibilidades. A Vasverde conta no local com cerca de 90 hectares de areias, certificadas e que cumprem todos os requisitos da United States Golf Association (Associação de Golfe dos Estados Unidos), entidade que define os critérios mais exigentes para areias desportivas. Produz atualmente relva para jardins e outros espaços verdes, campos de golf, polo e futebol, entre outros, e exporta sobretudo para Espanha. Na produção, a empresa revela preocupações ambientais, com o funcionamento a 85% de energia solar e com adubações com adubos de libertação controlada, sendo que na rega são utilizadas sondas e sistemas de irrigação de última geração que permitem poupanças de água de 50% em relação aos níveis de produção standard.

Além disto, e não menos importante, a Vasverde pretende efetuar a manutenção do património natural e florestal com a melhoria da área de montado de sobro como parte integrante do projeto, e pretende garantir dinamismo para a zona de Alcácer do Sal, não só com a geração de riqueza mas também pela preocupação social em garantir empregabilidade na empresa a residentes no concelho.