Perspetiva de Alcácer 1

A União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana tem uma área de 916 km2 e uma população residente de 9.033 pessoas (dados Instituto Nacional de Estatística – Carta Administrativa Oficial de Portugal 2012).

Esta nova freguesia engloba realidades bastante diversas, unindo a área urbana da cidade de Alcácer do Sal, onde vive a maior parte da população do concelho, a áreas rurais de povoamento disperso e pequenos aglomerados.

Entre as atividades económicas salientam-se a agricultura e pecuária, hotelaria, comércio e serviços, pequenas e médias unidades industriais. Realce ainda para os setores de correaria e doçaria, com relevo no que toca à identidade da cidade, assim como a produção de mel (na área de Santa Susana), sal, arroz e pinhão e a extração de cortiça.

Ao nível do património, destacam-se, na cidade, as igrejas de Santiago, de Santo António (com a capela das Onze Mil Virgens), de Santa Maria do Castelo, da Misericórdia e do Espírito Santo; o Santuário do Senhor dos Mártires, o Castelo de Alcácer do Sal, a Cripta Arqueológica e o Fórum Romano, bem como o Solar dos Salemas, que alberga a Biblioteca Municipal, e a emblemática ponte metálica sobre o Sado. No contexto mais rural, realce para as igrejas de Nossa Senhora do Monte (Vale de Guizo) e Palma; a Vila Romana de Santa Catarina de Sítimos; o teatrinho e a igreja de Santa Susana; a feitoria fenícia de Abul.

Esta freguesia abrange igualmente extensas áreas de sapal, riquíssimas em avifauna, pertencentes à Reserva Natural do Estuário do Sado.

A nível gastronómico, salienta-se a pinhoada, doce emblemático de Alcácer do Sal, e os pratos com raízes alentejanas e inspiração costeira.

Realiza-se no Parque de Feiras e Exposições um mercado mensal (1º sábado de cada mês) e duas feiras anuais: a PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas (no final de junho) e a Feira Nova de Outubro (1º sábado de outubro), a que se somam pequenas festividades em aldeias próximas.

Pertencem a esta freguesia as localidades de: Pinheiro; Palma; Quinta do Ouvidor; Monte Novo de Palma; Alberge; Montevil; Cachopos; Monte Novo do Sul; Batalha; Montalvo; Foros de Albergaria; Albergaria; Castelo Ventoso; Arêz; Vale de Guizo; Santa Catarina; Santa Susana; Barrancão; Foros Corte Pereiro; Pego do Altar e Vale de Figueiras.