Villa de Santa Catarina de Sitimos


Identificada em 1977 devido ao alargamento de uma rua na aldeia de Santa Catarina de Sítimos, só em 1986 foi possível começar os primeiros trabalhos de escavação, direcionados para definir a área arqueológica. Os trabalhos arqueológicos estiveram parados vários anos e só em 2006 e 2007 se deu início à escavação em área deste núcleo arqueológico.

Embora a área intervencionada seja escassa para definir com rigor as diferentes fases de ocupação das estruturas, as escavações permitiram descobrir vestígios de dois núcleos de ocupação nesta área, que integrariam uma importante villa romana.

Santa Catarina

De realçar a identificação de uma grande natatio/ piscina com a respetiva escadaria de acesso ao interior, que provavelmente fará parte de uma estrutura termal. A 15 de novembro de 2016, devido à proximidade das obras de remodelação da rede de águas de Santa Catarina desta estrutura, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal efetuou uma sondagem no local onde vai passar uma das novas condutas e colocou a descoberto uma das extremidades da piscina, o que permite conhecer as suas reais dimensões (20 metros de comprimento x 8,30 metros de largura).

As escavações arqueológicas revelaram uma ocupação humana desde meados do século I a.C, que terá durado até aos séculos V/VI. Posteriormente, em contexto Islâmico, assiste-se a uma presença humana ainda em moldes pouco claros, sucedendo o mesmo após a conquista Cristã de 1217, vindo dar origem à aldeia atualmente existente e cuja igreja encontra-se referida no século XIII.

Santa Catarina

A intenção do município é criar um núcleo museológico em Santa Catarina, onde serão expostos os objetos encontrados.

 

Acesso:

Estrada nacional entre Alcácer do Sal e Évora, com desvio assinalado para Santa Catarina. A área arqueológica localiza-se no meio da aldeia e, nesta fase do projeto, é de acesso livre. Para efetuar uma visita guiada, pode contactar o Posto de Turismo ou o Gabinete de Arqueologia, com alguns dias de antecedência.

 

Localização Geográfica: 38°23'35.44"N; 8°25'55.86"W

Freguesia/Concelho: União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana