Igreja da Nossa Senhora da Graça


Localizada junto ao mercado municipal, em Alcácer do Sal, a Igreja de Nossa Senhora da Graça é uma igreja característica da via decorativa do barroco português do século XVII. Em 1758 o pároco de Santiago desconhecia em que ano tinha sido edificada esta ermida. Pesquisas recentes nos Livros do Tombo de Alcácer do Sal permitiram saber que esta ermida já existia na segunda metade do séc. XVI. Na altura era denominada de Nª Srª da Graça e São Roque, sendo objecto de romaria por parte dos alcacerenses mais devotos. 

Da construção inicial mantém-se ainda a planta rectangular, com altar-mor em ligação umbilical entre a igreja e a sacristia. O exterior do templo é de grande simplicidade de linhas compositivas, de estruturas simbólicas e decorativas, embora apresente ornamentos em baixo-relevo na fachada principal. Já o interior é mais rico, com articulação de várias artes, como é o caso da talha.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal é agora proprietária da capela – doada pela família de João Núncio – e fez obras de restauro concluídas em 2006. A igreja só está aberta durante a hora do culto, aos domingos entre as 8h30 e as 9h30.

 

Acesso:

Rua Engenheiro António Bento Soares Branco / Rua 5 de Outubro, Alcácer do Sal