Convento S Francisco Torrao1.JPG

Rodeado de edificações modernas de porte idêntico no centro do Torrão, a Igreja e o Convento de São Francisco dominam o olhar de quem passa. 


O edifício tem altares de grande beleza e destacam-se a talha dourada e os claustros no Convento onde estão arquivados alguns exemplares da epigrafia romana. De edificação maneirista pela sobriedade e austeridade decorativa, é também barroca joanina a capela lateral.

Antes da fundação deste convento existia neste local a ermida de São Sebastião, protector da peste e cuja fundação tinha sido iniciativa do povo do Torrão e da vereação da câmara local.

O processo de criação deste convento teve inicio em meados de 1584, contudo só em 1604 o Frei Lourenço de Portel consegue as licenças da Câmara do Torrão e do seu povo para esta fundação, que será pouco depois confirmada pelo Rei Filipe II de Portugal.

Convento São Francisco do Torrão

Nos séculos seguintes funcionou como polo cultural e religioso da vila, servindo de terminus das procissões que tinham lugar no Torrão. No séc. XVIII funcionou aqui uma escola para as crianças saberem ler assim como uma escola de Latim.


Convento São Francisco do Torrão
 Em 1958 a diocese fez uma permuta com a Misericórdia, trocando o Solar dos Viscondes do Torrão pela Igreja.



Acesso:
Largo de São Francisco, no Torrão