Santuário do Senhor dos Mártires


Importante monumento, o Santuário do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal, é um dos templos cristãos mais antigos do país. 

Capela dos Mestres, Santuário do Senhor dos Mártires

Necrópole pública desde a Idade do Ferro, foi depois uma ermida de romagem, associada à ocorrência de milagres e panteão dos mestres da Ordem de Santiago durante a Idade Média. As construções iniciaram-se no século XIII pelos cavaleiros de Santiago na altura da reconquista, foram depois ampliadas e engrandecidas no século XIV e transformadas desde o século XVI.


Uma verdadeira joia do património de Alcácer do Sal, é um edifício de grande valor arquitetónico composto pelo corpo central da igreja, prolongada por uma capela-mor abobadada e por um alpendre quadrado.

Santuário do Senhor dos Mártires
Do lado direito da igreja fica a Capela do Tesouro (século XIII), com o pequeno santuário independente. Há outras duas capelas: a dos Mestres ou de São Bartolomeu, mandada construir por D. Garcia Peres em 1333, que é um invulgar e sublime exemplar do gótico tercentista, onde está a imagem de Nossa Senhora da Cinta, objeto de grande devoção das parturientes nas vésperas dos partos; a outra é a capela sepulcral de Maria de Resende, construída para albergar o túmulo do seu marido, Diogo Pereira, comendador-mor de Santiago, em 1427.


Acesso: 
Estrada Senhor dos Mártires, Alcácer do Sal.


Horário:

De terça-feira a sábado, das 10h às 12h30


Contacto:
92 64 62 939


Folheto do Santuário do Senhor dos Mártires