Camarão do rio, arroz de lingueirão, choco frito e amêijoas abertas ao natural são alguns dos petiscos à base de marisco do rio que reinam nas tasquinhas do Festival Sabores do Sado, que se realiza na margem sul de Alcácer do Sal no mês de julho.

 

O certame, promovido pela União das Freguesias das Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana com o apoio da Câmara Municipal, visa promover os produtos locais, nomeadamente os que têm origem no Sado, combinando as iguarias do rio com uma festa plena de música, dança e grande animação. Contempla também a procissão e romaria no Sado em honra de Santa Maria do Castelo (tradição retomada em 2006): após a realização da homilia na Igreja de Santa Maria do Castelo, o andor com a Santa é transportado por populares até à margem do rio, onde entra num dos galeões do sal e zarpa em romaria pelo rio, escoltado por embarcações engalanadas de Alcácer, Carrasqueira e áreas vizinhas.

 

Na origem do Festival Sabores do Sado está a fusão de vários eventos em 2014 após a agregação de três juntas de freguesia sob a nova designação de União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.