Esta secção permite obter informações úteis sobre o quotidiano no concelho de Alcácer, nas mais diversas áreas, desde a Cultura e a Educação, passando pelas atividades lúdicas e sociais, aos direitos e deveres dos munícipes. Fique a conhecer melhor as iniciativas municipais nestas áreas e aceda aos contactos de entidades relevantes que operam no concelho.


alcacerdosalnet_480px.jpg


Pesquise empresas, entidades e serviços no concelho em ALCÁCERDOSAL.NET, uma plataforma que agrupa num só local toda a informação empresarial do território alcacerense. Aqui encontra os produtos e serviços que o concelho tem para oferecer, de uma forma rápida e acessível.

Mercados e Feiras


Universidade Sénior





Universidade Sénior de Alcácer do Sal

A Universidade Sénior de Alcácer do Sal (USAS) foi criada no início de fevereiro de 2009, com o objetivo de ocupar o tempo livre e contrariar a solidão e o isolamento da população mais velha com atividades de aprendizagem e convívio.

Destinada preferencialmente a maiores de 50 anos, com ou sem formação escolar, a USAS funciona entre outubro e junho, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, na antiga escola dos Açougues. As disciplinas disponíveis em 2018/2019 são: Inglês, História dos séculos XIX e XX, Expressão Plástica, Informática, Língua Portuguesa, Francês, Lavores, Costura e Yoga, sendo que o Coro irá igualmente dar continuidade à sua atividade.

Os interessados em fazer parte deste projeto podem inscrever-se no Gabinete de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, localizado no edifício dos Serviços Técnicos da Câmara (Abegoaria).


» Ficha de inscrição USAS 2018-2019

» Ficha de renovação de matrícula USAS 2018-2019





Universidade Sénior do Torrão

A Universidade Sénior abriu portas na vila do Torrão a 26 de outubro de 2012, três anos após o início de atividade na sede do concelho, na antiga escola primária situada no jardim de S. Francisco.

Entre as disciplinas disponibilizadas contaram-se: francês, inglês, biologia, informática, antropologia, fundamentos da astronomia, filosofia, expressão plástica, história, língua portuguesa I (alfabetização), língua portuguesa II, literatura, coro, história do séc. XX – Portugal e Europa, bijutaria, lavores, economia, psicologia, dança e movimento.

A gestão da Universidade Sénior do Torrão é atualmente da responsabilidade da Junta de Freguesia do Torrão.

Arquivo Histórico Municipal




Apresentação do edifício

 

O Arquivo Histórico Municipal de Alcácer do Sal está alojado num edifício histórico, cujas origens remontam ao início do século XIV. Conforme refere a historiadora Maria Teresa Lopes Pereira na sua obra “Alcácer do Sal na Idade Média” (2000) nas páginas 92 e 93, o edifício “pertencente à Ordem [de Santiago], ficava junto ao Hospital do Espírito Santo – um lugar muito central – tinha nove varas de comprimento e cinco de largura e seguia-se uma outra casa, quadrada, com um arco de pedraria, com cinco varas de lado. Lá se recolhiam os foros em cereais provenientes das propriedades fundiárias dos Espatários. Mais tarde, por se considerar demasiado pequeno para a quantidade de cereais recolhidos, foi comprada a que lhe ficava contígua”.

Além de celeiro, o edifício foi também armazém da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Após ser alvo de remodelação, em maio de 2003, foi inaugurado o Arquivo Histórico Municipal.

 



Serviços prestados

 

O Arquivo Histórico Municipal de Alcácer do Sal funciona como arquivo histórico e arquivo intermédio.

No âmbito da primeira funcionalidade, o espaço alberga diversos documentos históricos que estão disponíveis ao público para consulta, ato que decorre exclusivamente no interior do edifício, dado que não se concedem empréstimos ao domicílio. 

Enquanto arquivo intermédio, é remetida para este edifício a documentação respeitante à atividade autárquica que, de acordo com os parâmetros legais, aí fica em permanência ou é depois reciclada ao fim do período legal exigido. 



 

Acervo, espólio e fundos


No Arquivo Municipal é possível encontrar o arquivo histórico e também fundos particulares.

O arquivo histórico é composto por documentação da Câmara Municipal nomeadamente a partir da década de 60 do século XX (ex: atas, editais, recortes de jornais, cartazes, folhetos), pelo fundo do Convento de Aracoelli e pela documentação referente ao Grémio da Lavoura.

Relativamente aos fundos particulares, constam do arquivo o da família Teles Antunes, Baltasar Flávio da Silva e José Racha. 

Em breve estará disponível o fundo da antiga Freguesia de Santiago, que se encontra a ser alvo de classificação.



 

 Contactos


Arquivo Histórico Municipal de Alcácer do Sal

Rua do Município

7580 - Alcácer do Sal

Tel. 265 610 040

E-mail: arquivo@m-alcacerdosal.pt

Responsável: Sucinda Rocha

 

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira: 9h – 12h30; 14h – 17h

Juventude


Hora do Conto e ateliês - novembro 2018

 

BIBLIOTECA DO TORRÃO – SÁBADOS, 15H30

03/11 – “200 amigos (ou +) para uma vaca”,  de Alessia Garilli e Miguel Tanco + Ateliê de escrita criativa (inventar uma história)

10/11 – Ateliê de artes (plasticina e bijutaria)

17/11 – “O gato Juno”, de Rita Campos + Ateliê de desenhos para colorir

24/11 – Ateliê de jogos de tabuleiro

 

 

BIBLIOTECA DA COMPORTA – SÁBADOS, 14H30

03/11 – Encerrado

10/11 – “Céu de sardas”, de Inês de Almey e Alicia Baldan + Ateliê de jogos (Jogo do livro)

17/11 – “Moncho e a mancha”, de Kiko da Silva + Ateliê de pintura

24/11 – “Flusí, o monstro das meias”, de Bina Brändle + Ateliê de expressão plástica (construção de um monstro das meias)



PROJETO “MÃOS À OBRA: OFICINAS CRIATIVAS”

“Mãos à Obra: Oficinas Criativas” é a designação do novo projeto que a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal irá promover quinzenalmente e que arranca já no dia 10 de novembro.

A ter lugar na Sala Infantil da Biblioteca Municipal, pelas 15h30, o projeto tem como público-alvo crianças entre os 6 e os 12 anos de idade e consiste na realização de oficinas temáticas, destinadas a desenvolver o gosto pela expressão plástica e artística, utilizando o livro e as tecnologias como fio condutor e de reflexão. Em concreto, “Mãos à Obra” tem como objetivos: sensibilizar o público infantil para a utilidade da Biblioteca; desenvolver a imaginação, a criatividade, a destreza manual e sensorial; promover a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da consciência e do sentido estético e artístico; explorar diferentes temas, técnicas e materiais; desenvolver o espírito crítico na apreciação do trabalho individual e em grupo; promover a amizade, o respeito e a socialização; assinalar datas comemorativas.

Dia 10 de novembro (sábado), em antecipação do Dia de São Martinho, a atividade consistirá na criação de um “Quadro de São Martinho”. Já no dia 24 de novembro, e para assinalar o Dia Mundial da Ciência, as crianças vão ter a oportunidade de efetuar “Experiências que parecem Magia”.


Proteção Civil


Saúde




 

Centro de Saúde de Alcácer do Sal

Avenida José Saramago

7580- 206 Alcácer do Sal

Telefone: 265 610 500

Fax SUP: 265610539

Email: csalcacer@ulsla.min-saude.pt


» Mais informações em: http://www.portaldasaude.pt/portal/servicos/prestadoresV2/?providerid=517


» Cuidados a ter em períodos de frio intenso

 


 

»  Farmácias