Sanita

Não faça da sanita o seu caixote do lixo!

Coloque os resíduos no local apropriado e proteja o ambiente.

O lixo causa entupimentos frequentes nas redes prediais e públicas de esgotos, por isso não coloque no esgoto:

- restos de comida, molhos, gorduras, espinhas ou borras de café;

- fraldas descartáveis, toalhetes de bebé, pensos higiénicos, preservativos, cotonetes, algodão ou pequenos objetos;

- cabelos, lâminas de barbear, embalagens de plástico, embalagens de cartão ou utensílios partidos;

- restos de desperdícios (colas, óleos, lixas usadas, parafusos ou madeira);

- medicamentos e produtos cosméticos.

Deve evitar deitar lixo nos esgotos da sua habitação, uma vez que esta prática constitui uma das principais causas de entupimento das redes prediais e públicas de esgotos.

Um entupimento nos esgotos pode trazer muitos e variados problemas e afetar um grande número de pessoas e redes de drenagem públicas, com custos muito elevados e trabalhos de reparação morosos.

É da responsabilidade da autarquia a resolução de entupimentos que ocorram nos coletores de esgotos instalados na via pública. Os proprietários são responsáveis por reparações/ entupimentos que ocorram nas suas canalizações do prédio ou habitação.

A comunicação de anomalias nas redes públicas de drenagem de águas residuais pode ser feita diretamente através dos seguintes contactos:

Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Departamento de Obras Municipais e Serviços Urbanos (DOMSU)

Tef. 265 610 040 / 265 247 018

E-mail: secretaria.domsu@m-alcacerdosal.pt

Consoante a natureza da situação reportada, a autarquia destaca uma equipa municipal para a realização da intervenção o mais rapidamente possível.