Arquivo histórico municipal


Apresentação do edifício

 

O Arquivo Histórico Municipal de Alcácer do Sal está alojado num edifício histórico, cujas origens remontam ao início do século XIV. Conforme refere a historiadora Maria Teresa Lopes Pereira na sua obra “Alcácer do Sal na Idade Média” (2000) nas páginas 92 e 93, o edifício “pertencente à Ordem [de Santiago], ficava junto ao Hospital do Espírito Santo – um lugar muito central – tinha nove varas de comprimento e cinco de largura e seguia-se uma outra casa, quadrada, com um arco de pedraria, com cinco varas de lado. Lá se recolhiam os foros em cereais provenientes das propriedades fundiárias dos Espatários. Mais tarde, por se considerar demasiado pequeno para a quantidade de cereais recolhidos, foi comprada a que lhe ficava contígua”.

Além de celeiro, o edifício foi também armazém da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Após ser alvo de remodelação, em maio de 2003, foi inaugurado o Arquivo Histórico Municipal.

 



Serviços prestados

 

O Arquivo Histórico Municipal de Alcácer do Sal funciona como arquivo histórico e arquivo intermédio.

No âmbito da primeira funcionalidade, o espaço alberga diversos documentos históricos que estão disponíveis ao público para consulta, ato que decorre exclusivamente no interior do edifício, dado que não se concedem empréstimos ao domicílio. 

Enquanto arquivo intermédio, é remetida para este edifício a documentação respeitante à atividade autárquica que, de acordo com os parâmetros legais, aí fica em permanência ou é depois reciclada ao fim do período legal exigido. 



 

Acervo, espólio e fundos


No Arquivo Municipal é possível encontrar o arquivo histórico e também fundos particulares.

O arquivo histórico é composto por documentação da Câmara Municipal nomeadamente a partir da década de 60 do século XX (ex: atas, editais, recortes de jornais, cartazes, folhetos), pelo fundo do Convento de Aracoelli e pela documentação referente ao Grémio da Lavoura.

Relativamente aos fundos particulares, constam do arquivo o da família Teles Antunes, Baltasar Flávio da Silva e José Racha. 

Em breve estará disponível o fundo da antiga Freguesia de Santiago, que se encontra a ser alvo de classificação.



 

 Contactos


Arquivo Histórico Municipal de Alcácer do Sal

Rua do Município

7580 - Alcácer do Sal

Tel. 265 610 040

E-mail: arquivo@m-alcacerdosal.pt

Responsável: Sucinda Rocha

 

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira: 9h – 12h30; 14h – 17h