Adote um amigo!

É muito fácil resgatar um animal do Canil Municipal de Alcácer do Sal.

Todo o animal destinado a ser cedido pelo Canil Municipal será entregue ao novo dono após o preenchimento de um termo de responsabilidade onde conste a sua identificação e morada completa, bem como as disposições legais que o responsabilizam pela posse/ detenção de um animal de companhia. Deve trazer consigo o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão.

Os animais adotados só serão entregues depois de vacinados contra a raiva, quando obrigatória tal vacinação, e mediante o pagamento da respetiva taxa. Os animais serão ainda identificados por método eletrónico, designadamente através da colocação de um microchip por parte dos serviços do Gabinete Veterinário, se este ainda não possuir tal tipo de identificação.

Cães de várias raças e idades estão à sua espera no Canil Municipal de Alcácer do Sal.

Para mais informações, contacte o Gabinete Veterinário da Câmara Municipal através do telefone 265610040/ 265247018 ou do e-mail gabinete.veterinario@m-alcacerdosal.pt.


» Veja aqui os animais disponíveis para adoção neste momento no Canil Municipal de Alcácer.



Entregas voluntárias de animais

O Canil Municipal não tem capacidade para aceitar animais cujos donos pretendam entregá-los para adoção e pôr termo à sua propriedade, posse ou detenção. Perante a impossibilidade de manter o animal de companhia, as pessoas com residência no concelho de Alcácer do Sal, as instituições públicas e privadas e as associações zoófilas aqui sedeadas deverão entrar em contacto com associações de proteção de animais ou recorrer a portais dedicados à adoção de animais.



  

Família de Acolhimento Temporário (FAT)

As Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) cuidam temporariamente de animais que precisam de ajuda, garantindo-lhes o carinho e a atenção indispensáveis até que estejam preparados para a adoção.

Nos Canis Municipais e nas Associações de Proteção de Animais existem animais que ainda não estão aptos para adoção pelos mais variados motivos. Por exemplo, animais bebés que necessitam de cuidados especiais até terem idade suficiente para regressar ao local de proveniência e serem adotados, e também animais doentes ou magoados que precisam de reabilitação num ambiente seguro e confortável.

As FAT são precisas durante todo o ano, mas a época da primavera/ verão é a mais crítica. Nesta altura, muitas cadelas e gatas de rua dão à luz ninhadas de bebés. Sem apoio e cuidados, estas ninhadas acabam muitas vezes por morrer ou geram mais animais abandonados.

 

Gostava de ser uma FAT?

Ao tornar-se numa FAT, está a prestar um serviço singular aos animais que irá acolher, pois as hipóteses de serem adotados aumentam significativamente. É também uma solução para quem não pode ter um animal a tempo inteiro.

Para ser uma FAT, os requisitos exigidos são apenas dar-lhes muito amor e carinho.

Envie um e-mail para gabinete.veterinario@m-alcacerdosal.pt com os seus dados, nomeadamente: nome, morada, contacto telefónico, profissão, tipo de residência (vivenda, andar), se tem animais e quantos/espécie, qual a espécie que gostaria de acolher e eventuais observações.

Ajude! Vai ver que é gratificante. Os animais agradecem.

 

Se tiver alguma dúvida contacte o Gabinete Veterinário por telefone (265 610 040/ 265 247 018) ou e-mail (gabinete.veterinario@m-alcacerdosal.pt).