Localização: junto ao Serviço de Higiene e Limpeza, no Bairro de S. João, em Alcácer do Sal

Atendimento: por marcação, através do telefone 265 610 040/ 265 247 018 ou pelo endereço de e-mail gabinete.veterinario@m-alcacerdosal.pt

 



ATIVIDADES:


- Serviço de Adoção de Cães

Venha ao Canil Municipal e adote o seu cão.

Se o canídeo tiver mais de 3 meses, terá de ser vacinado contra a raiva e identificado eletronicamente (obrigatório para todos os animais nascidos a partir de junho de 2008).

 

- Vacinação Antirrábica

A vacinação é obrigatória para todos os cães a partir dos 3 meses. Respeite o calendário de vacinação antirrábica e solicite a licença após a vacinação na Junta de Freguesia da sua área de residência.

Horário de vacinação: terças-feiras, das 10h às 12h

 

- Recolha de Animais Errantes

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal procede à recolha de animaisque se encontrem abandonados ou perdidos na via pública, que estejam sujeitos a condições onde não se verifiquem os parâmetros mínimos do bem-estar animal, ou a pedido das autoridades competentes.

Os cães recolhidos permanecem no Canil Municipal, localizado junto das instalações de Higiene e Limpeza, no Bairro de S. João, por um período mínimo de oito dias. Estes animais podem ser devolvidos aos seus donos depois de submetidos às ações de profilaxia obrigatórias (se estiverem em falta) e após o pagamento das respetivas despesas.

Caso não se verifique a reclamação dos animais, a Câmara Municipal pode ceder os animais para adoção a particulares ou a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários ao seu digno tratamento.

 

- Recolha e Destruição de Cadáveres

É da competência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal a recolha e destruição de cadáveres de cães e gatos, nomeadamente atropelados na via pública. Esta ação poderá ser solicitada ao Gabinete Veterinário ou aos Serviços de Proteção Civil, através do telefone 265 610 040 ou 265 247 018, sendo que a mesma implica o pagamento das respetivas taxas.

Os cadáveres dos animais serão devidamente acondicionados e posteriormente recolhidos por uma empresa especializada que acautelará a sua correta destruição.

Em relação à recolha de cadáveres de animais de espécies pecuárias nas explorações pecuárias, esta não é responsabilidade da Câmara Municipal. O SIRCA (Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração) foi criado no sentido de se proceder à recolha dos animais, em tempo útil, e permitir efetuar a despistagem obrigatória de eventuais encefalopatias espongiformes transmissíveis, em conformidade com o disposto no Regulamento (CE) n.º 1069/2009 que estabelece as regras sanitárias relativas aos subprodutos animais não destinados ao consumo humano, nomeadamente as que decorrem da interdição, em geral, do enterramento dos animais mortos na exploração. A recolha de cadáveres é desencadeada pela comunicação telefónica do detentor do animal morto para o Centro de Atendimento Telefónico do SIRCA, em funcionamento todos os dias entre as 8h e as 20h (contactos: Bovinos e Equídeos, telefone: 217 541 270; Ovinos e Caprinos, telefones: 256 872 000/ 284 327 402; Suínos, telefone:243 720 020).

 

- Sequestros Sanitários

Proceder ao alojamento obrigatório de animais em sequestro sanitário ou alojamento resultante de recolhas compulsivas determinadas pelas autoridades competentes.

 

- Occisão de Animais (Eutanásia)

A eutanásia de animais entregues voluntariamente para abate imediato no Canil só é efetuada quando a situação clínica do animal ponha em causa de forma grave e permanente a sua saúde e bem-estar, ou nos casos em que o animal seja possuidor de uma doença ou lesão grave, manifestamente incurável e que pressuponha sofrimento. O Canil só aceita entregas voluntárias de animais para abate imediato mediante o pagamento da respetiva taxa e após o preenchimento pelo dono ou detentor de um termo de responsabilidade.

 

- Colaboração com Associações Zoófilas

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal pode celebrar acordos de cooperação com entidades externas, nomeadamente associações zoófilas e outras legalmente constituídas, com vista a promover a adoção, o controlo da população animal do Município, o controlo e prevenção de zoonoses e a desenvolver projetos no âmbito do bem-estar animal e saúde pública.

 

IMPORTANTE: o Canil não tem serviço de consultas externas




Regulamento do Canil Municipal