Eventos e certames

Grande Prémio da Páscoa em Atletismo
março ou abril | Alcácer do Sal

O Grande Prémio da Páscoa em Atletismo é uma competição que foi recuperada em 2006 e que se realiza na sexta-feira Santa. Integra as modalidades de corrida e caminhada, podendo participar atletas federados e não federados, de ambos os sexos, a título individual ou em representação de uma associação. Além de uma distinção para os vencedores, há ainda recordações para todos os participantes.

Pimel – Feira do Turismo e das Atividades Económicas
junho | Parque de Feiras e Exposições de Alcácer do Sal

A Pimel é a Feira do Turismo e das Atividades Económicas do concelho e realiza-se no largo da feira, em junho. As iniciativas desenvolvidas neste âmbito passam por mostras e concursos de gastronomia, doçaria, mel, petiscos, colóquios e debates, corrida de toiros, mostra de atividades equestres e exposição de produtos e serviços da região. Durante o certame assinala-se ainda o Dia do Concelho (24 de junho).

Feira de Agosto - Torrão
1º fim de semana de agosto | Torrão

A Feira de Agosto do Torrão realiza-se no primeiro fim de semana de agosto, durante três dias, e engloba exposições de máquinas agrícolas, produtos alimentares, roupa, quinquilharia, artesanato e divertimentos, bem como de instituições locais que ali mostram as suas atividades. Simultaneamente são organizados espetáculos musicais.

Feira Nova de Outubro
outubro | Parque de Feiras e Exposições de Alcácer do Sal

A Feira Nova de Outubro nasceu de uma Provisão enviada para a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, datada do dia 13 de março de 1782, reinado de D. Maria I. Atualmente, todos os anos, no primeiro fim de semana de outubro inúmeras pessoas viajam até Alcácer para adquirir, entre outros produtos, os tradicionais figos e nozes, para passear na feira ou assistir à corrida de toiros. Além de um evento comercial, a Feira Nova de Outubro é uma ocasião de convívio único entre todos os alcacerenses.

Torrão Quinhentista
Bianual | Torrão

A vila do Torrão regressa ao tempo de Bernardim Ribeiro (era renascentista) com a recriação histórica "Torrão Quinhentista". Residentes vestem-se a preceito, as ruas são decoradas e os visitantes podem deliciar-se com doçaria/ gastronomia de época. Há demonstrações de armas e falcoaria, declamação de poesia, rábulas teatrais, música, danças populares, folguedos e jograis.

Feira do Livro
dezembro | Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

Anualmente, entre novembro e dezembro, a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal recebe uma feira do livro, com centenas de obras a preços reduzidos, uma oportunidade para se encontrar um bom presente de natal para família e amigos. Nos últimos anos, a feira incluiu animação musical e apresentação de livros com os respetivos autores.