16.º aniversário da Cripta Arqueológica

Atualizado em 02/04/2024
Imagem site_16º aniversário Cripta (18 abril)

A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal está de parabéns, pois em 2024 completa 16 anos. A efeméride vai ser assinalada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no dia 18 de abril, com entradas gratuitas na Cripta e ainda a inauguração de uma exposição da autoria da artista plástica alcacerense Vera Máximo, intitulada “Hipocampo”, às 10h.

O trabalho desenvolvido pela artista Vera Máximo é realizado com recurso à apropriação das formas encontradas em artefactos recolhidos em escavações arqueológicas no concelho de Alcácer do Sal, de onde é natural. Crescer rodeada de vestígios romanos sempre despertou na artista uma grande curiosidade pelas civilizações antigas, lendas e mitologia e pelas suas formas de arte. As peças expostas no Museu Pedro Nunes e na Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal foram o ponto de partida para o desenvolvimento do conjunto de desenhos e pinturas que compõem a obra de Vera Máximo. Os artefactos arqueológicos são pequenos apontamentos da vida antiga dos locais onde foram encontrados. A artista, ao apropriar-se deles, cruzando as distintas proveniências culturais e civilizacionais, pretende dar-lhes protagonismo numa narrativa contemporânea, atribuindo-lhes outros simbolismos.

(Informa-se que, durante a realização desta iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas e/ou vídeo, com a finalidade de arquivo e divulgação em publicações, site e redes sociais do Município.)