Pré-lançamento do livro “Comporta Aberta – Retratos de uma Comporta antiga”

Atualizado em 15/09/2022
Comporta Aberta Reduzido

A Casa da Cultura da Comporta irá receber no próximo dia 1 de outubro de 2022, às 16h, a sessão de pré-lançamento do livro “Comporta Aberta – Retratos de uma Comporta antiga”, pela autora Cidalisa Guerra.

Cidalisa Guerra é uma jornalista, natural da Comporta, que fez a sua vida profissional na RTP e que neste seu segundo livro decidiu mergulhar no passado da sua terra e relatar vidas e alterações sucessivas que firmaram a realidade de hoje. Em pequenos capítulos fáceis de ler, o leitor descobre costumes e evoluções que surpreendem os forasteiros, os recém-chegados e permitem aos locais descobrirem ou recordarem o passado Muito antes de ser a realidade cosmopolita de hoje que muitos procuram ou frequentam, a Comporta foi feita de histórias vividas pelos seus naturais e por aqueles que foram chegando e ali se instalaram e viveram, criando raízes e participando nas diferentes fases de uma transformação surpreendente. Histórias de uma Comporta Aberta é uma viagem ao passado e à evolução de uma terra idílica, mas onde a vida nem sempre foi fácil, ao ponto de ser comparada frequentemente com África.

A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Herdade da Comporta e da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, será apresentada pela jornalista Paula Castanho, pela coordenadora geral do Projeto Social da Fundação Herdade da Comporta, Joana Espírito Santo, e pela psicoterapeuta/psicanalista Isabel Empis. A fadista Bia Ferreirinha terá também uma participação musical nesta iniciativa.