Vítor Proença assinou protocolo de colaboração da CMAS com Politécnico de Setúbal e visitou campus do IPS
Atualizado em 30/11/2023O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, formalizou na manhã de hoje (30 de novembro de 2023) a assinatura de um contrato que estabelece um protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Município de Alcácer do Sal. O encontro contou com as presenças da presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos, e do vice-presidente da entidade, Carlos Mata.
Após a assinatura do protocolo, efetivou-se uma conversa que incidiu em discutir potenciais parcerias em vários âmbitos na área da Educação, nomeadamente na possibilidade de serem ministradas, com o apoio do IPS, formações específicas para trabalhadores do Município de Alcácer do Sal, em diversas áreas como as das engenharias, da cibersegurança, rede de dados e tecnologias de informação, da comunicação, da liderança e gestão de equipas (para pessoal dirigente), entre outras, sempre de acordo com as necessidades específicas do Município de Alcácer do Sal. De uma forma mais abrangente, estas formações podem ainda ser aplicáveis no futuro para os municípios do Litoral Alentejano, por intermédio da Comunidade Intermunicipal (CIMAL), entidade à qual o responsável máximo do Município, Vítor Proença, também preside.
De um modo geral, o protocolo ratificado tem o objetivo de estreitar relações de cooperação e intercâmbio entre o IPS e a Câmara Municipal de Alcácer, de modo a que ambas beneficiem das respetivas potencialidades científicas, técnicas e humanas, em áreas que apresentem complementaridade ou alternatividade de recursos. A colaboração entre as partes poderá incidir na realização de atividades formativas e pré-profissionais, a realização de estágios, de estudos e investigação, de projetos de inovação e empreendedorismo e de bolsas de estudo. Recorde-se que a assinatura deste protocolo foi viabilizada depois de ter sido aprovada uma proposta em Reunião de Câmara realizada no passado dia 9 de novembro.
No âmbito da assinatura desta parceria houve também uma troca de lembranças e uma posterior visita ao campus do Instituto Politécnico de Setúbal, na qual foi possível perceber a forte dinâmica e a riqueza infraestrutural do estabelecimento de ensino setubalense.